NAVEGUE AQUI

quinta-feira, 11 de outubro de 2012


AOS MESTRES

Quem pode medir o valor de um professor? Depois dos pais, são eles que abrem as cortinas do mundo, por meio das letras, frases, textos e estórias.
E quando este professor, enxerga além do banco escolar e percebe que seu aluno está muito aquém do que poderia estar e se aproxima como um libertador de potenciais, até então escondidos, projetando este aluno para a corrida da vida, da mesma forma que um treinador faz com seu atleta olímpico? Então ele, merecidamente pode ser nominado pelos títulos de Educador,  Mento e formador de vidas.
Tive muitos professores em minha formação, alguns dignos de honra, outros nem tanto. Não é bom para um menino ser ridicularizado por quem o  deveria  estimular. Assim foi  bem início de meus estudos. Depois daquele dia, ir à escola, não era mais algo prazeroso. Durou pouco tempo, mas deixou marcas negativas, que arrastei por uns cinco anos. Este tipo de professor, a gente não esquece o nome, mas prefere não dizer.
Mas,  faço questão de mencionar o nome de ALDERICE FRANÇA SANTOS, minha educadora da quinta série, pois ela viu em um aluno de constantes fracassos, algo que nem mesmo eu via e com uma palavra de afirmação e estímulo, me projetou para me tornar um aluno bem sucedido. Depois dela, desconheci a palavra fracasso em qualquer empreitada do conhecimento.
Hoje, dia dos professores,  quero honrar todos a todos que exercem magistério por profissão ou vocação: Heroina, minha mãe e primeira mestra, Heronildes,  Eloides, Helenita, manas e educadoras, Bete, mestra de meus meninos. Estendo também esta honra a: Josué Mendes, Josué Silva, Maria Alves, Helio Mendes, Anete Almeida, Maria Tereza ,Cesarina, Willi, Marta Alves, Marta Gonzaga, Assis, Francisca, Solange Coelho, Severo,  e no contexto eclesiástico,  a todos que se dedicam a ministério de Ensino na Escola Bíblica Dominical, na Assembleia de Deus Manancial em Sobradinho –DF, e em todas as igrejas espalhadas no mundo. (não consigo lembrar de todos)
Honro,  com especialidade aos professores da pré-escola e ensino fundamental, vocês são colocadores de alicerces. Chego a pensar que 80% é de vocês, pois é nesta fase que se define se estudar vai ser prazeroso ou fardo a ser carregado. Tudo que começa bem, tem maior probabilidade de terminar bem.
Parabéns pelo dia dos Professores, educadores, mestres, mentores e orientadores!
COMPARTILHE:

Um comentário:

  1. Pr Jeferson Martiniano-PORTUGAL16 de outubro de 2012 17:13

    Muito bem,Caro Pr Walter da Mata!! Todos os Mestres eProfessores merecem mesmo nossa gratidão pela Nobre e dificíl missão!! DEUS Abençoe e continue inspirando e vocacionando pessoas para este mister!!! Muito importante lembrar e agradecer sempre estes que foram tão importantes na nossa formação em varios segmentos da nossa vida.

    ResponderExcluir