NAVEGUE AQUI

terça-feira, 25 de fevereiro de 2014

CICLO VICIOSO

    Todas as vezes que a história se repete, trazendo com ela os males que causam dor, vergonha, destruição, impunidade, sofrimento, escravidão física, moral  ou espiritual, chamamos isto de ciclo vicioso.
      Este ciclo é retratado no livro bíblico de Juízes, evidenciado pelo repetitivo refrão:  Os filhos de Israel tornaram a fazer o que era mau aos olhos do Senhor, então o Senhor os entregou nas mãos de seus inimigos. Isto é, o pecado recebia sua recompensa manifestada na espoliação do país; o povo clamava e chorava, Deus se compadecia, expulsava o opressor, e aquilo que parecia arrependimento revelava-se apenas uma dor pelas perdas físicas e não uma volta genuína para Deus.
     Por cerca de trezentos  anos, o ciclo vicioso repetiu-se e, por fim, a identidade relacional com Deus desapareceu, a ponto de, na magistratura de Eli, a bíblia dizer que os sacerdotes do Templo do Senhor eram filhos de Belial e não conheciam ao Senhor.  Ser filho de Belial é ser: "inútil, sem valor. Sinônimo de Satã com o sentido de malvado, nocivo e inútil. É também Belzebu designativo do chefe dos demônios (Dicionário de Personagens Bíblicos de José Schiavo). É muito contraditório ter alguém servindo no altar do Senhor, sem conhecer o Senhor do altar.
      Para cura de males crônicos, não adianta  paliativos, pois não se toma aspirinas para tratar de tumores e males enraizados; a cura se dá pela remoção completa, extirpando qualquer resquício de retorno do mal. 
Qualquer ciclo vicioso em nossas vidas, famílias, igrejas, cidades e nação, só pode ser interrompido por mudanças nos sistemas, e não se muda os sistemas sem mudar os homens, pois todos os males que vivemos são produzidos, direta ou indiretamente, em nós.  É isso que Tiago nos ensina, em 4.1: De onde vêm as guerras e as contendas entre vós? Não vêm por ventura das contendas e guerras que tendes dentro de vós?; quando não resolvo minhas guerras interiores, eu as levo para o campo exterior.
      Então, mudança interior já, a começar por mim, assim o ciclo vicioso transformar-se-á em ciclo virtuoso.
POR MUDANÇAS, URGENTES!!!

WalterdaMata
COMPARTILHE:

2 comentários:

  1. Quero parabenizar o povo Ucraniano pela coragem de não aceitar o retorno ao ciclo de dominação. Foram as ruas e cortaram cirurgicamente a causa histórica da opressão.

    ResponderExcluir
  2. Realmente, vc tem plena razão nesta linda mensagem,caro pastor Walter da Mata. Em relação ao povo Ucraniano,são um povo forte e heroíco!! Oremos por eles. Convivo com vários Ucranianos aqui em PORTUGAL.

    ResponderExcluir