NAVEGUE AQUI

sábado, 1 de março de 2014

MORTE NA TRAVESSIA

É  impressionante a declaração de Jesus a Nicodemos: é necessário nascer de novopara vivenciar, aqui e agora, o Reino de Deus.
Não se trata de  educação religiosa, doutrinamento para nova ética, uma nova posição sociológica, ou mesmo um ajuste dos desvios de conduta para se obter um favor em horas de necessidade,  mas de  algo indescritível  e inconcebível por qualquer ciência: o ser humano, caído e separado de Deus, receber a natureza de Deus. A isso, a Bíblia chama de novo nascimento:  "Se alguém está em Cristo, nova criatura é; as coisas velhas se passaram, eis que tudo se fez novoII Co.5.17.
Se passarmos apenas por adaptação e não por transformação, vamos reproduzir a fábula sobre a Rã e o Escorpião, de Ruben Alves: "Houve um incêndio na floresta e a única forma de escapar era atravessando o rio. Sem amigos, por causa de sua peçonha, e sem saber nadar, o escorpião teve que se humilhar e pediu carona no lombo da rã, que se preparava para a travessia. A rã esquivou-se: 
--- Não sou louca, eu sei o que você faz com todos que se aproximam de você.
--- Não vou picá-la, pois você morreria e eu também.
Ouvido os  argumentos e movida por altruísmo, a rã permitiu que o escorpião subisse em seu dorso e iniciou a travessia. Longe do calor do incêndio, já no meio do rio, um raio de sol pairou sobre o dorso brilhante da rã e aquilo foi demais para o escorpião. Esqueceu o quanto precisava da rã para manter-se vivo e sentiu-se humilhado, pois, afinal, um terrível escorpião não pode  sentir-se devendo favores a uma rã; logo sua cauda ergue-se e cravou, com toda fúria, o seu ferrão peçonhento em quem lhe salvara a vida.
A rã sentindo o veneno enfraquecê-la e sabendo que iriam morrer, volta-se para o escorpião e pergunta: Como você pôde fazer isto? Não sabe que vamos morrer os dois?
--- O escorpião responde: eu sei, mas não pude resistir, pois isto é próprio da minha natureza".
Novo nascimento é manter crucificada, na cruz de Cristo, a nossa natureza de escorpião e viver ressuscitado com Ele todos os dias para uma nova vida.

Walter da Mata



COMPARTILHE:

Nenhum comentário:

Postar um comentário